da boca pra fora

um método perigoso (eua, 2012) ★★★☆☆

david cronenberg, conhecido por abordar profundos dramas psicológicos em seus filmes, leva às telas os pais da psicanálise (psicoanálise?) jung e freud. ironicamente, é uma das obras menos densas do diretor. aplausos para a tentativa de simplificar conceitos e ideologias – que talvez tenham ficado rasos demais.

no longa, acompanhamos o tratamento de uma paciente histérica através da “cura pelas palavras” por jung. mais tarde, o médico conhece freud, por quem é fascinado, mas as diferenças entre ambos ficam cada vez mais acentuadas. neste momento, a moça, não mais doente, segue os passos de jung e se torna psicanalista, mas demonstra mais interesse pelos argumentos freudianos. o triângulo “ideológico” segue, ao passo que vários conflitos pessoais se desenrolam entre seus envolvidos.

se, enquanto atriz, keira knightley não passa de um grande maxilar, em um método perigoso ela fica ainda pior, projetando o queixo pra frente em cacoetes dignos de teatro amador. fassbender, como jung, e mortensen, como freud, estão contidos, mas eficientes. o destaque é vincent cassel, que dá ânimo e fôlego pra trama cujo ritmo é tão empolgante quanto o programa medalhão persa.

não que isso deixe o filme ruim – de modo algum. o longa apenas desperdiça uma grande chance de abordar o conflito entre os dois maiores estudiosos da psique de forma mais… psicológica. o diretor usa recursos fáceis, como cartas e diálogos forçados, para explicar o que está acontecendo. é como se os personagens precisassem o tempo inteiro narrar suas ações. e esse tipo de coisa, todo mundo sabe, a gente só faz na terapia mesmo.

obs: o cartaz do filme é muito feio. cruzes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s