como fazer um filme do tim burton

sombras da noite (eua, 2012) ★★★☆☆

os filmes de tim burton até parecem um gênero à parte. pudera: repleta de elementos góticos, rococós, espirais, listras e muito pancake, a obra do diretor possui identidade própria, quase como se levasse a assinatura de seu criador. a coisa toda é tão homogênea que o site io9 listou os elementos que mais se repetem na filmografia do diretor. você concorda?

_10_ gorduchos traiçoeiros

jamais confie num sorriso vindo de alguém com sobrepeso nos filmes de tim burton.

as provas: otho (os fantasmas se divertem), beadle (sweeney todd), limbo (planeta dos macacos), tweedledee / tweedledum (alice), augustus gloop (a fantástica fábrica de chocolate).

_09_ o flashback

assim como ‘os normais’, a obra de tim abusa do flashback pra explicar melhor as dores de seus personagens.

as provas: emily canta sobre sua morte (a noiva cadáver), ichabod crane sonha com a morte da sua mãe peituda (a lenda do cavaleiro sem cabeça), willy wonka tem flashbacks sobre seu passado sem doces (a fantástica fábrica de chocolate), o filme ‘peixe grande’ é cheio de flashbacks, um atrás do outro, sweeney todd lembra-se da família loira antes de ser levada pra longe (sweeney todd), bruce wayne sonha com seus pais (batman), alice recorda seu passado no país das maravilhas (alice).

_08_ os mesmos atores

burton adora trabalhar sempre com o mesmo time. embora alguns atores, como winona ryder, apareçam em ‘apenas’ dois ou três filmes, esses aqui já são figurinhas carimbadas do diretor: johnny depp, helena bonham-carter, christopher lee, jeffrey jones.

_07_ o monstro

é o mistério que ronda à noite, mas quase nunca consiste em ameaça real. trata-se de um elemento que o diretor usa para ameaçar, empurrar ou só estabelecer limites ao elenco.

as provas: oogie boogie (o estranho mundo de jack), o cavaleiro sem cabeça (a lenda do cavaleiro sem cabeça), lagartas gigantes (os fantasmas se divertem), dragão jabberwocky (alice no país das maravilhas).

_06_ a impossível figura paterna

alguém precisa de um abraço? nos filmes de tim burton há sempre um tipo paterno incrível e insano demais pra existir. não que os outros pais não sejam legais, mas é que para cada figura excêntrica, existe também um personagem mais velhinho responsável por manter tudo em ordem.

as provas: o inventor (edward mãos de tesoura), peg/bill (edward mãos de tesoura), barbara/adam (os fantasmas se divertem), karubi (planeta dos macacos), alfred (batman/ batman o retorno), elder gutknecht (a noiva cadáver), vovô joe (a fantástica fábrica de chocolate).

_05_ a bruxa

talvez por maldade, talvez pra complicar um pouco, burton adora incluir uma megera atrevida pra mexer o caldeirão de seus filmes. essas damas da vilania conseguem intimidar por conta própria, usando seus super poderes pra conseguir o que querem.

as provas: angelique bouchard (sombras da noite), lady van tassel (a lenda do cavaleiro sem cabeça), a bruxa (peixe grande), mrs. lovett (sweeney todd), a rainha vermelha (alice no país das maravilhas), mulher-gato (batman – o retorno).

_04_ a expressão de pesadelo

horríveis, assustadores, com olhos esbugalhados capazes de fazer o público pular da cadeira. mesmo que em ‘os fantasmas se divertem’ ninguém consiga ver ‘a cara de pesadelo’ de michael keaton, há outros bons exemplos desse elemento nos filmes de tim: beijo entre max shreck’s e mulher-gato (batman – o retorno), a bruxa de olhos esbugalhados na floresta (a lenda do cavaleiro sem cabeça), barbara decepando o próprio rosto (os fantasmas se divertem), a transformação horrenda que a pasta smilex faz nas pessoas em ‘batman’ – que por sinal é também o nome da empresa de pasta de dentes em ‘a fantástica fábrica de chocolate’.

_03_ a jovem rebelde

cercadas por quem não as entendem, muitas vezes são essas rebeldes que possuem a voz da razão no mundo mau, muito mau de burton.

as provas: lydia deetz (os fantasmas se divertem), ari (planeta dos macacos), carolyn stoddard (sombras da noite), alice (alice no país das maravilhas), sally (o estranho mundo de jack), emily (a noiva cadáver).

_02_ a loira ingênua

o outro lado da moeda nas damas do universo burtoniano. a obsessão pela ingenuidade caucasiana é tanta que o diretor não se incomoda em colocar perucas loiras nas atrizes morenas as quais ele quer purificar os pecados. aliás, sombras da noite é o primeiro filme em que o o objeto de desejo do protagonista não tem cabelo loiro – ‘a noiva cadáver’ não conta porque o cabelo da victoria era cinza claro.

mais provas: sandra bloom (peixe grande), katrina van tassel (a lenda do cavaleiro sem cabeça), kim (edward mãos de tesoura), johanna (sweeney todd), vicki vale (batman), daena (planeta dos macacos), a rainha branca (alice no país das maravilhas).

_01_ o tímido à margem

tim burton praticamente construiu sua carreira falando de sujeitos introspectivos e nervosos que não se enquadram na sociedade.

as provas: edward (edward mãos de tesoura), beetlejuice e lydia (os fantasmas se divertem), pee wee (pee wee’s big adventure), chapeleiro maluco (alice no país das maravilhas), ichabod crane (a lenda do cavaleiro sem cabeça), willy wonka (a fantástica fábrica de chocolate), ed wood (ed wood), sweeney todd (sweeney todd), barnabas collins (sombras da noite).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s