a vitória da misoginia

e aí, comeu? (brasil, 2012) ★☆☆☆☆

em determinado momento de e aí, comeu?, os três personagens principais comentam, em tom professoral, que é dever do homem ensinar as mulheres a fazer um bom sexo oral. “elas nascem inocentes, tadinhas”, comenta um deles enquanto ‘ensina’ com a mão na cabeça de uma moça o jeito certo de fazer. isso, acredite, é pra ser uma piada. baseado no texto de marcelo rubens paiva, que também ajudou na versão pra telona, o filme defende a existência de um tipo ultrapassado de macho, egocêntrico, estúpido, insensível, pré-histórico. não à toa, a única personagem feminina que manifesta (de forma educada, que fique claro) algum incômodo sobre o discurso machista é chamada de frígida e cola-velcro e convidada a, nas palavras do filme, foder-se. numa das últimas cenas, a mesma moça aparece feliz em apanhar o buquê da noiva, numa alusão rasteira de que o que faltava a ela era um marido. não à toa também, o único tipo de mulher realizada e segura em e aí, comeu? é a de ‘vida fácil’. as prostitutas são inteligentes, bonitas e bem sucedidas, mas, ironicamente, sonham em largar a profissão por alguém que as sustente – e é claro que isso acontece na história, para coroar de vez a ‘superioridade’ masculina. no fim das contas, nada disso importa. trata-se de um filme que não oferece nada de novo, constrange ao invés de divertir e causa risos quando se pretende sério. em pouco tempo, será esquecido. o que pode ser discutido é que uma obra de ideias tão retrógradas seja a campeã brasileira de bilheteria em 2012, com mais de um milhão de espectadores (o segundo lugar, ‘paraísos artificiais’, ficou longe disso, com 390 mil). e aí, comeu?, você vai ter que engolir.

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  1. Pingback: o cinema brasileiro é machista? | helloimjackson

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