a mesma praça

gentegrande

gente grande 2 (eua, 2013) ★☆☆☆☆

não seria de todo justo afirmar que adam sandler não tem talento. graduado em belas artes, emergido dos palcos de stand-up e catapultado pelo saturday night live, o ator teve momentos inspirados em sua carreira: do doce ‘espanglês’ ao intenso ‘embriagado de amor’, ele mostrou que consegue, sim, equilibrar-se com maestria entre a comédia e o drama. mas aí ligou o piloto automático.

desde então, a fórmula de sandler se repete a cada lançamento, com piadas escatológicas e físicas, bobas, sexistas e conservadoras. calcados pela repulsa ao diferente, seus filmes justificam-se pelo “politicamente incorreto” para perpetuar discursos moralistas (há muito ultrapassados) em suas tramas. é puro embuste. um golpe baixo que passa despercebido pela grande audiência graças às gags de fácil assimilação e, claro, ao gigantesco carisma de seu protagonista.

assim, qualquer fuga do padrão (americano, caucasiano, hétero, homem, rico) é alvo de piada. em gente grande 2, cenas de gosto duvidoso, como as que o pai ensina o filho a bater nos outros, pipocam na tela. um tombo, um pum, uma risada e, pronto, você nem percebeu o quão errada é a tal lição de moral.

ao lado do diretor dennis dugan, sandler tem construído uma filmografia baseada no humor rasteiro, retrógrado e, bem, sem qualquer graça. o zorra total dos gringos, o tio do pavê de hollywood. pior, na cola de seu sucesso, grandes nomes parecem tragados pelo mesmo ralo: nenhuma piada de andy samberg salva ‘este é meu garoto’, al pacino consegue ser canastrão interpretando a si mesmo em ‘cada um tem a gêmea que merece’ e maya rudolph, coitada, desperdiça talento a rodo em ‘gente grande’.

enquanto corre na banguela, adam sandler leva consigo machismo e preconceito em forma de esquetes cômicas. há quem pegue carona e ria sem se preocupar com o discurso. há quem ache tudo isso muito errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s