cinco motivos para morrer de medo com invocação do mal

invocação

invocação do mal (eua, 2013) ★★★★☆

em cartaz desde a última sexta-feira, invocação do mal baseia-se num caso acontecido aos demonologistas ed e lorraine warren. ao tratar de uma suposta casa assombrada, ele são surpreendidos por forças mais poderosas e cruéis do que imaginavam. alçado ao posto de tem-que-ver pela voz-do-povo/voz-de-deus e mimadinho pela crítica mundo afora, o filme apresenta mesmo mais acertos que falhas e aqui vão alguns deles:

_5. O RESGATE HISTÓRICO

logo no início, uma rápida introdução explica quem são e como trabalham ed e lorraine warren. espécie de caçadores de mitos de antigamente, eles se dedicavam a elucidar o que parecia ação de fantasmas (cerca de 70% é explicável por fenômenos naturais, eles esclarecem em determinado momento), mas topavam frequentemente com o sobrenatural – invocação do mal é sobre uma dessas exceções. trazer o casal de demonologistas às telonas rendeu bons frutos, por isso agora é só esperar suas novas aventuras. “baseado numa história real” parece incluir automaticamente alguns sustos a mais.

_4. O ELENCO

ninguém aqui vai ganhar o oscar, mas é interessante notar como os atores estão afiados e pouquíssimo afetados. vera farmiga, melancólica, parece cansada de carregar o fardo de ver, o tempo inteiro, as cenas mais atemorizantes invisíveis ao resto das pessoas. lili taylor, por sua vez, que já foi perseguida pelo coisa-ruim em a casa mal assombrada, aqui surge muito mais convincente como mãe de família buscando livrar suas filhas de um mal muito acima de sua compreensão.

_3. A PRODUÇÃO

o design de produção é primoroso em recontar a década de setenta através de cenários, objetos e até eletrônicos modernos para a época. a caracterização das personagens passa pelo mesmo capricho, com cabelos e roupas específicos e até gírias ultrapassadas nos diálogos. a fotografia dessaturada completa o ar antigo, ajudando a construir o universo diegético do filme.

_2. REFERÊNCIAS E CLICHÊS

elas estão todas lá: de o exorcista ao brinquedo assassino, de os pássaros a o iluminado, as referências dão as caras o tempo todo. o trunfo do filme é, na verdade, a subversão do clichê e a quebra da expectativa, construindo, assim, algo novo e conseguindo, na maior parte das vezes, assustar com mais convicção. dessa forma, quando a caçula da família fala que um espírito surge ao olharmos pelo espelho de uma caixinha de música, esperamos por todo tipo de surpresa, menos aquelas que o filme nos revela.

_1. A TRILHA

eficiente em manter constante o clima de tensão, a trilha instrumental já dá um gelo na espinha simplesmente ao apresentar os créditos iniciais. as canções de época também ajudam na ambientação e trazem alívio à atmosfera pesada do longa. destaque também para a edição de som, capaz de transformar aplausos no barulho mais assustador de todos os tempos.

  1. Pingback: cinco motivos para morrer de medo com invocação do mal 2 | helloimjackson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s