lovers gonna love

derek

derek (reino unido, 2012-2014) ★★★★☆

numa galáxia de zilhões torrents, derek chama atenção pela simplicidade. escrita e dirigida por rick gervais, a série é uma espécie de biscoito fino: não tem efeitos especiais, galãs ou gostosas. não é baseada em best-seller, não tem comercial passando na tevê. nenhum dos personagens tem a vida melhor que a minha ou a sua – muito pelo contrário, situações adversas e sem soluções fáceis, ou apenas sem soluções, surgem aos montes, como na vida de gente grande. naturalmente.

ambientada num lar de idosos, a história nos força a encarar a finitude sob diversas formas. residentes morrem, relações acabam, o relógio biológico desperta. o próprio asilo corre o risco de fechar as portas. o peso do fim é aliviado principalmente graças ao carisma do protagonista, um autista que, talvez exatamente pela distância com que vivencia a realidade, enxerga beleza e bondade em qualquer um. sem pieguice. é essa ausência completa de cinismo o grande trunfo da série. não importa o quão pareça ridículo, derek está sempre certo; porque ele sempre se entrega.

o elenco de apoio também segura a barra, com destaque para kerry godliman no papel da enfermeira hannah. a linguagem da série, como um falso documentário, é uma das marcas de gervais desde the office. com temporadas de seis episódios curtinhos, é fácil acompanhar, e se apaixonar por, derek. basta não ter medo de rasgar o coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s