a vida como ela é

relatos2

relatos selvagens (argentina/espanha, 2014) ★★★★☆

nos créditos iniciais de relatos selvagens, vemos animais silvestres em seus habitats ilustrarem os nomes do elenco. a abertura expõe sobre o que o filme fala em seus 122 minutos: diferente dos bichos, somos os únicos capazes de manobrar as mais cruéis vinganças, mas, similar a eles, tais atitudes são quase sempre oriundas de nossos impulsos mais animalescos.

produzido pela el deseo, de almodóvar e seu irmão, o longa é composto por seis histórias cuja falta de controle é o principal fator em comum. patinando sobre a fina camada que separa o trágico do cômico, o diretor e roteirista damión szifrón muitas vezes provoca esses limites em desconcertantes cenas de humor negro – sem jamais apelar a saídas fáceis.

de estrutura bem arquitetada, relatos selvagens distribui seus principais contos como fortes pilastras. assim, a película abre com a história genial de um voo no qual todos os passageiros tem uma característica semelhante e fecha com uma linda e problemática cerimônia de casamento. no meio, a participação de ricardo darín, a fernanda montenegro dos hermanos, numa esquete sobre processos corruptos da malha burocrática.

não que as outras histórias sejam ruins. contrariando a regra de que toda coletânea é feita por altos e baixos, o filme surpreende pela qualidade em todos os seus capítulos. destaque para a edição de som (no conto da vingança de trânsito), design de produção (episódios da lanchonete e do acidente de carro) e excelente montagem (no casamento). até quando precisa mostrar efeitos especiais, como no curta de darín, as sequências mostram-se bastante eficientes. boas interpretações também pontuam toda a obra.

relatos selvagens revela-se, enfim, como uma imagética válvula de reflexão acerca de como reagimos ao que nos tira da rota. mesmo sem tecer julgamentos morais, expõe o quanto ainda temos a evoluir enquanto seres sociais. a selva, afinal, é aqui.

Um Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s