o oscar te representa?

todo ano, nesta mesma época, quem curte cinema se anima com maratonas, apostas e argumentações a mil sobre quem merece ou não ganhar a estatueta mais cobiçada do planeta. mas você está por dentro de quem realmente elege os filmes vencedores? juntei abaixo cinco dados que você precisa saber sobre a toda-poderosa academia.

_1. seus membros são velhos

quando foi criada, em 1927, a academia era composta por 36 grandes nomes do cinema – atores, diretores, produtores etc. desde então, algumas dezenas de profissionais da indústria são adicionados anualmente, e hoje este número chega a quase 6 mil. como os membros são vitalícios, entretanto, o envelhecimento demográfico da associação é inevitável: agora, a idade média dos associados é de 62 anos – sendo que apenas 14% do total tem menos de 50 anos.

first

primeiro jantar da academia, 1927: sem pau de selfie.

_2. não há diversidade

“se o país tem 12% de negros, e 15% de hispânicos, por que não fazer a academia ter essa porcentagem também?” denzel washington. pra ilustrar, dados do l.a. times:

ACADEMIA01

também falei sobre esta questão aqui e aqui.

_3. quem tem mais grana tem mais chance

assim como em qualquer eleição, aqui os candidatos também fazem campanha pesada para ganhar. a moeda mais forte, claro, é o lobby, mas os estúdios investem massivamente para promover seus títulos. isso inclui desde sessões especiais com a presença do elenco a festas badaladas e mimos exclusivos aos membros da academia. estúdios menores e produções independentes ficam em desvantagem e, por isso, nem sempre são lembrados.

kate-winslet-titanic

a mesma experiência, dois preços diferentes.

_4. mulher não tem vez

absurdo: em 87 anos de premiação, somente quatro diretoras foram indicadas ao oscar – destas, apenas kathryn bigelow levou a estatueta por guerra ao terror, em 2010. nos últimos 20 anos, só duas mulheres venceram roteiro original e quatro, roteiro adaptado. os números da indústria são autoexplicativos: enquanto metade da população é feminina, a porcentagem de mulheres no cinema americano é de 24%. entre os membros da academia, a triste métrica se repete: 77% são homens.

mulheres

que bom que as indicadas a melhor atriz são todas mulheres.

_5. não adianta ter mais votos para vencer

a categoria de melhor filme é a única em que todos os integrantes da academia participam mas, ao contrário de uma votação convencional, em que quem tem mais votos ganha, a principal categoria do oscar é definida por outro sistema, que funciona assim: cada membro faz um ranking entre os indicados apontando desde aquele que mais gostou ao menos preferido. todos os votos são, então, auditados e quem ficou no último lugar sai da disputa e tem seus votos distribuídos ao segundo colocado. esse processo se repete até que um dos filmes tenha pelo menos 50% + 1 dos votos. toda essa equação, mais do que favorecer os preferidos, acaba prejudicando os títulos menos fortes – geralmente também mais originais e polêmicos. na academia, votar contra os filmes que você detesta é mais eficiente do que apoiar seus favoritos. numa instituição composta basicamente de homens, brancos e velhos fica fácil perceber que temas mais pertinentes e de minoria são preteridos em nome de longas mais brandos e bonitinhos – “para toda a família”.

eleicao

eleições tretadas, especialidade americana.

no fim, não é preciso saber nada disso para ter em mente que o oscar não reflete a qualidade de qualquer filme. trata-se de uma premiação estritamente comercial, mas divertida – e relevante sob inúmeros aspectos. por isso, na hora de escolher o filme do finde, te libera pra curtir aquele indepentão que um amigo da firma indicou. às vezes quem fica de fora da festa é mais interessante que a rainha do baile.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s