dança da solidão

 

midsommer-trailer-1024x512 (1)

midsommar: o mal não espera a noite (eua, 2019) ★★★★☆

fazer terror no escuro é fácil, qualquer sombra é susto, qualquer bu é ui. à luz do dia é outra história – tem de se esforçar pra construir uma atmosfera que faça jus ao incômodo na poltrona. trata-se de um desafio cumprido por ari aster em midsommar, que amplia e subverte os elementos de seu primeiro lançamento, hereditário. a claustrofobia virou superexposição. enquanto antes o cenário dominava os personagens, dessa vez ele os complementa, sendo revelado à medida que a natureza das pessoas vem à tona. se a câmera focava em detalhes e objetos específicos, agora o olhar é panorâmico e aberto. o que era acinzentado explodiu em saturação.

dani, a protagonista, depois de enfrentar seu maior inferno pessoal, embarca para a suécia com o namorado e seus amigos rumo à aldeia natal de um deles. além de espairecer, o objetivo é participar da tradicional celebração nativa de verão, que inclui dias de festa sob um sol que quase nunca se põe. a alegria, contudo, azeda à medida que os turistas descobrem a verdadeira natureza daquele grande ritual.

nesse processo, o filme suga a atmosfera para um vórtice de inquietação e mal-estar. a paquera se torna dívida, a lombra, cativeiro, o choro, dominação e a dança, sentença. nenhum passo em falso é admitido, e qualquer um é eliminado. só há esperança na rendição, e toda entrega implica em sacrifício, repulsa e catarse.

mais do que apenas revisitar-se em contraposições, aster explora a natureza humana e seu doloroso medo da solidão. seja por perder a família, por viver uma relação arruinada ou por se encontrar num país estranho, a obra expõe a nossa busca inerente pelo coletivo. estamos fadados a nos agrupar, ainda que pelos motivos errados – mas existe erro quando o propósito é o bem geral?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s